+258 849667560 blackscorpionspe@gmail.com
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
Noticias

Cuidados com a pele durante a Pandemia COVID-19

Mascaramento, distanciamento social e lavagem das mãos continuam a ser rotinas importantes que previnem a infecção por COVID-19, mesmo que tenha sido vacinado. Mas podem ter um custo para a sua pele.

Pode tomar precauções para se proteger durante a pandemia de COVID-19 e ainda manter a sua pele e cabelo saudáveis. Falámos com Susan Chon, M.D., sobre cuidados com a pele, e questões a procurar durante este tempo.
Cuide do seu rosto – e da sua máscara

As máscaras são essenciais para impedir a propagação da COVID-19. Mas podem ser duras na sua pele, especialmente se o seu trabalho exigir que use uma durante todo o dia.
“Suor, sujidade e óleo são empurrados para a pele e para dentro dela. Isto causa inflamação e acne, ou acne mascarada”, diz Chon. “E se já tiver um problema de pele como eczema ou rosácea, o uso de máscara pode causar uma erupção cutânea”.

Chon diz que existem várias formas de proteger a sua pele, mantendo o hábito da máscara.

1. Escolha uma máscara confortável. Existem algumas situações, tais como quando está no MD Anderson, quando pode precisar de usar uma máscara facial de grau médico para uma protecção adicional. Mas quando estiver na comunidade, pode ajudar a misturar as coisas e usar uma máscara com duas ou mais camadas de tecido lavável e respirável, o que pode dar à sua pele uma pausa enquanto ainda garante uma protecção adequada contra o coronavírus.

“As máscaras de duas camadas de algodão macio são boas porque são muito menos irritantes, muito respiráveis e laváveis”, diz Chon. “Pode lavar o óleo, a sujidade ou a maquilhagem que se acumula durante o dia”.

2. Evite a maquilhagem. “Não precisa realmente dela debaixo da sua máscara. Apenas faz outra camada que pode irritar a sua pele e causar problemas”, explica Chon.

3. Escolha o regime de cuidados de pele adequado. Um regime de cuidados de pele realmente bom e suave é importante. Chon diz que existem muitos produtos de limpeza bons e não riscantes, notando: “Os produtos para o acne podem ser irritantes e agravar o problema”.

4. Proteja os seus ouvidos. “O rosto de cada um é diferente, mas as máscaras são de tamanho único”. Algumas pessoas que são maiores, vejo a máscara a cortar-lhes a parte de trás da orelha”, diz Chon. Procure um ajustador de correia da máscara facial que possa prender-se às correias da máscara na parte de trás da cabeça, para que a máscara não toque nas suas orelhas.

5. Gerir o stress. “O stress causa absolutamente acne. É hormonal, mas também é muito relacionado com o stress”, diz Chon. Para além dos problemas de pele, o stress pode causar uma condição chamada alopecia reactiva, ou queda de cabelo.

“Este ano vi pacientes que conheço há anos e que nunca tiveram problemas de cabelo”, diz Chon. “Eles estão a mostrar o seu stress em alopecia irregular. É muito suave, mas perceptível para eles”.

A gestão do stress começa com uma mentalidade de ser bondoso para consigo mesmo e de mover o seu corpo. Dar um simples passeio pode melhorar a sua circulação, descansar a sua mente e os seus olhos. Pode até aumentar a sua produtividade.

“Caminhar é cuidar da saúde. Não tens de sair e correr uma maratona, mas fazer algo para mover o teu corpo”, diz Chon.

Pode também experimentar uma das muitas aplicações gratuitas que proporcionam meditação guiada, yoga, alongamento ou algum exercício cardiovascular moderado. Todas estas actividades podem aliviar o stress.

“Tente encontrar algo com que se sinta confortável e com que se sinta bem”, diz Chon. “É preciso dormir bem. Terá de comer bem. E tem de se mexer”.

Seja gentil com as suas mãos

Manter as mãos limpas desempenha um papel importante no abrandamento da propagação da COVID-19. Mas expor as mãos a sabonete ou higienizador de mãos várias vezes ao dia pode ser difícil para a pele.
Eis o que Chon recomenda quando cuida das suas mãos.

1. Escolha sabonete e água em vez de higienizador de mãos quando puder. O álcool no antisséptico de mãos tira a pele de óleos protectores. Isso pode causar secagem, fissuras e mesmo pequenas fissuras. “É melhor lavar as mãos com água e sabão”. É um pouco mais suave e é muito eficaz”, diz Chon. Não é preciso um sabão pesado com detergente. Os sabonetes normais para as mãos são bons.

2. Enxaguar bem. Enxaguar bem todos os vestígios de sabão. Não se esqueça de retirar os seus anéis, enxaguar os anéis e a área por baixo.

3. Hidratar. “Mantenha o hidratante junto ao lavatório para não se esquecer”, diz Chon.

Dêem um desconto aos vossos olhos

Demasiado tempo de computador pode ter um impacto real nos seus olhos.

Quando as pessoas olham para um computador, tendem a não pestanejar completamente, para não pressionarem as suas pálpebras que libertam o óleo que lubrifica os seus olhos. Isso pode resultar em olhos secos e mesmo alterações da visão ao longo do tempo.

A melhor coisa que se pode fazer pelos olhos é fazer uma pausa. A cada 20 minutos mais ou menos, desvie o olhar do ecrã e pestaneje. Mude o seu foco, desvie o olhar. E não salte os seus exames oftalmológicos de rotina.

“Cuidar dos seus olhos é realmente importante”, diz Chon. “O seu oftalmologista pode ajudar com os olhos secos, certificando-se de que a sua visão está bem e que a sua prescrição está actualizada”.

Não importa qual seja o problema, Chon diz que é importante procurar cuidados.

“Se tiver dúvidas, fale com um especialista. O seu médico pode falar com as suas circunstâncias específicas”, diz Chon.